PTSobre o SimpósioENAbout the SymposiumFRA propos du Symposium et du Colloque

 

Com o tema Aprendizagem Aberta e Invertida o 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias constitui um espaço científico aberto a apresentações de trabalhos acadêmicos e debates sobre ações pedagógicas postas em prática com o auxílio das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Busca-se assim oportunizar o diálogo entre pesquisadores da área e professores, de dentro e de fora do país, para oferecer subsídios técnicos e pedagógicos que possibilitem práticas docentes mais eficazes e prazerosas nos diversos níveis de escolaridade.

A natureza do evento

Congressista durante a apresentação de sua pesquisa. Foto: Karla Vidal/Pipa Comunicação
Congressista durante a apresentação de sua pesquisa no Simpósio Hipertexto 2013. Foto: Karla Vidal/Pipa Comunicação

Trata-se de evento acadêmico-cultural caracterizado pela proposição de diferentes atividades simultâneas, divididas em modalidades para permitir a exposição de conceitos teóricos e experiências práticas sobre os temas propostos. Para o evento estão programadas palestras realizadas por pesquisadores que apresentam, à comunidade acadêmica e à sociedade civil em geral, os resultados das investigações e relatos de suas ações pedagógicas, efetuadas no âmbito escolar e universitário, seja através de pesquisas científicas ou por meio de projetos didático-pedagógicos bem sucedidos e até por ações de extensão desenvolvidas em instituições de ensino. No evento os participantes poderão assistir às apresentações e debatê-las a fim de avaliar sua validade e analisar sua aplicabilidade em seus próprios ambientes de aprendizagem, sejam eles reais ou virtuais.

Ao final do evento, os trabalhos apresentados serão selecionados e publicados nos Anais Eletrônicos, disponibilizados para a consulta pública na Internet sob o ISSN 1984-1174 no endereço: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/

O 6º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e o 2º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias é uma organização conjunta entre o Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte), laboratório de pesquisa vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Público-Alvo e Estrutura

Em todos os anos o público-alvo do Simpósio Hipertexto é formado por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais das mais variadas áreas. Multidisciplinar, o evento já recebeu congressistas de Ciências da Computação, Ciências Exatas, Comunicação, Letras e Artes, Filosofia e Ciências Humanas, Educação, Tecnologia, Ciências Jurídicas, Ciências Biológicas e da Saúde entre outros interessados na utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem escolar e aperfeiçoamento profissional.

O Simpósio Hipertexto conta com a infraestrutura disponível nos centros acadêmicos da UFPE. São auditórios e salas equipadas com datashow e telão para exposição das pesquisas. O evento também dispõe de laboratórios equipados com computadores onde geralmente são realizadas as oficinas oferecidas a cada edição. Também são montadas estruturas especiais para realização de atividades paralelas como a Feira de Livros e o Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais onde são expostos os projetos selecionados pelo Prêmio Hipertexto.

Em 2015 as atividades estão programadas para acontecer no campus da Universidade Federal de Pernambuco. Entre os locais que receberão atividades estão os centros: Convenções, Artes e Comunicação, Tecnologia, Filosofia e Ciências Humanas e Educação, além das instalações do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate). Os locais exatos serão divulgados semanas antes da data de realização do evento em sua Programação Geral.

Temas

O Simpósio Hipertexto abre chamada de inscrições para apresentação de trabalhos nas seguintes áreas de pesquisa: linguagem, tecnologia e aprendizagem. Elencamos a seguir os eixos temáticos que poderão ser abordados como discussão teórico-conceitual ou relato de experiência:

  1. Ensino e aprendizagem mediados por tecnologia: sala de aula invertida, ensino híbrido, gamificação, aprendizagem móvel e afins;
  2. Educação Aberta: teoria e prática;
  3. E-Learning e Educação a Distância;
  4. Inclusão Digital e Práticas de Letramento;
  5. Arte, Literatura e Comunicação em Ambiente Digital;
  6. Hipertexto, Gêneros e outros Recursos Digitais Educativos: objetos de aprendizagem, redes sociais, blog e afins;
  7. Tendências de tecnologias inovadoras para a construção de conhecimento da próxima geração;
  8. Ensino de línguas com tecnologia;
  9. Thinking outside the box: docência, formação e novas tecnologias;
  10. Linguagem de programação, Webdesign e Usabilidade de tecnologias aplicadas à educação.

 

With the theme of Open and Flipped Learning, the 6th Symposium on Hypertext and Technologies in Education and the 2nd International Colloquium on Education with Technologies constitutes a scientific space for presentations of academic works and debates on pedagogical actions that have been put into practice with the support of new digital technologies of information and communication (DTIC). Hence, the aim consists in providing a space for dialogue among researchers in this field and teachers from Brazil and from abroad so as to offer technical and pedagogical subsidies that could enable more efficient and pleasurable pedagogical practices at all school levels.

The nature of this event

Research presentation at the Symposium Hypertext 2013 edition. Photo: Karla Vidal / pipacomunica.com.br
Research presentation at the Symposium Hypertext 2013 edition. Photo: Karla Vidal / pipacomunica.com.br

It is a cultural and academic event which offers different simultaneous activities, all of which are divided into modalities so as to enable the presentation of theoretical concepts and practical experiences on the proposed themes. Within the schedule, researchers will be giving conferences to the academic community and the civil society at large. They will be presenting the results of their research and reports on their pedagogical actions carried out within school and university environments. The presented outcomes can be related to scientific research, extension activities developed within educational institutions. During the event, the participants will be able to attend the conferences and take part of the debates in order to assess their validity and analyze their applicability in their own teaching and learning environments, either real or virtual.

At the end of the event the presented papers will be selected and published in Electronic Proceedings, released for public consultation on the Internet under the ISSN 1984-1174, available at the symposium website: http://www.nehte.com.br/simposio/anais/

The 6th Symposium on Hypertext and Technologies in Education and the 2nd International Colloquium on Education with Technologies is organized by the Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia – Nehte (Center for Studies on Hypertext and Technologies) and the Professional Masters’ Degree in Languages, all of which belong to the Federal University of Pernambuco.

Target audience and structure

In all events held so far, the target audience of the Symposium on Hypertext comprises lecturers, researchers, students and professionals from different areas. Being multidisciplinary, the event has as had participants from fields such as Computing Science, Exact Sciences, Communication, Languages and Arts, Philosophy and Human Sciences, Education, Technology, Juridical Science, Biological and Health Science, among others, all of whom interested in the use of digital technologies of information and communication for the promotion of learning in the school environment and professional development.

In 2015, the venue is the campus of the Federal University of Pernambuco in the following centers: Academic Center of Arts and Communication, Technology, Philosophy, Human Sciences, Education and Niate (Integrated Nucleus of Teaching Activities).

Themes

The Symposium on Hypertext accepts proposals for papers in the following fields: language, technology and teaching. The thematic axes which can be addressed as theoretical-conceptual discussions or experience reports are listed below:

  1. Teaching and Learning mediated by technology (flipped classroom, hybrid teaching, gamification, mobile learning and related areas);
  2. Open education: theory and practice;
  3. E-learning and Distance Education;
  4. Digital Inclusion and Literacy Practices;
  5. Arts, Literature and Communication in digital environments;
  6. Hypertext, Genres and other Educational Digital Resources (learning objects, social networks, blogs, forums, and related areas);
  7. Future Technologies for knowledge construction: analysis of tendencies and innovation;
  8. Language teaching with technology;
  9. Thinking outside the box: teaching work, teacher education and new technologies;
  10. Programming language, Webdesign and usability of technologies applied to education.

 

 

Le 6e Symposium Hypertexte et Technologies en Education et le 2e Colloque International d’Education basée sur les Technologies lance un appel à participations sur le thème de l’Apprentissage Ouvert et Inversé. Il s’agit d’un événement ouvert à des présentations académiques et aux débats autour des actions scientifiques mises en place dans le quotidien pédagogique, ayant pour support les nouvelles technologies numériques de l’information et de la communication (TICE). Le but est de rendre possible le dialogue entre, d´une part, les chercheurs du domaine et, d´autre part, les enseignants, brésiliens et étrangers, afin d’offrir un appui technique et didactique susceptible d’améliorer le savoir-faire des professeurs et de rendre les pratiques d´enseignement plus efficaces et conviviales à tous les niveaux du parcours scolaire.

La nature de l’evenement

Présentation des recherches lors de l'édition Symposium Hypertext 2013. Photo: Karla Vidal / pipacomunica.com.br
Présentation des recherches lors de l’édition Symposium Hypertext 2013. Photo: Karla Vidal / pipacomunica.com.br

Il s’agit d’un événement académique-culturel caractérisé par la proposition de différentes activités simultanées, partagées de façon à permettre l’exposé de notions théoriques et d’expériences d’ordre pratique en rapport avec les thèmes proposés. Seront également proposés des conférences données par des chercheurs à l´occasion desquelles ils présenteront soit à la communauté scientifique, soit à la société civile les résultats de leurs enquêtes et les comptes-rendus de leurs actions pédagogiques, menées dans un cadre scolaire ou universitaire ou bien dans le cadre de recherches scientifiques, ou encore dans le cadre de projets didactico-pédagogiques réussis. Lors du Symposium, les participants auront l’occasion d´assister aux présentations et d’évaluer ainsi leur pertinence et leur applicabilité dans leurs contextes pédagogiques respectifs, qu´ils soient réels ou virtuels.

A la fin du Symposium et du Colloque, les travaux présentés seront sélectionnés et publiés dans les Actes Numériques ISSN 1984-1174, disponibles à l’adresse : http://www.nehte.com.br/simposio/anais/

Le 6e Symposium Hypertexte et Technologies en Education et le 2e Colloque International d’Education basée sur les Technologies ont été conçus et organisés par les laboratoire Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte) e o Mestrado Profissional em Letras, tous rattachés à l’Université Fédérale de Pernambuco (UFPE).

Public-cible et structure

Au cours des années précédentes, le profil du public participant a été celui des enseignants, chercheurs, étudiants et professionnels des domaines les plus diversifiés. Multidisciplinaire, l’événement compte déjà avec une pléiade de participants en Siences Informatiques, Sciences Exates, Communication, Lettres et Arts, Philosophie et Sciences Humaines, Education, Technologie, Sciences Juridiques, Sciences de la Vie et de la Santé, entre autres. Bref, tous ceux qui sont intéressés par l´usage des technologies numériques de l´information et de la communication pour le développement de l’apprentissage scolaire et le perfectionnement professionnel.

O Simpósio Hipertexto conta com a infraestrutura disponível nos centros acadêmicos da UFPE. São auditórios e salas equipadas com datashow e telão para exposição das pesquisas. O evento também dispõe de laboratórios equipados com computadores onde geralmente são realizadas as oficinas oferecidas a cada edição. Também são montadas estruturas especiais para realização de atividades paralelas como a Feira de Livros e o Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais onde são expostos os projetos selecionados pelo Prêmio Hipertexto.

En 2015, les activités auront lieu dans le campus de l’Université Fédérale de Pernambouco, plus précisément dans les centres académiques comme : le CAC – Centre d’Arts et Communication – le CFCH – Centre de Philosophie et Sciences Humaines et le CE – Centre d’Education, aussi bien que les salles du Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate).

Themes

Le Symposium Hypertexte fait appel aux inscriptions pour la présentation de travaux dans les domaines de la recherche aux sujets du langage, de la technologie et de l’enseignement. Pour ce faire, voici les axes thématiques qui seront abordés lors de l’événement à travers des exposés dans une perspective théorique ou sous la forme d’un rapport d’expérience :

  1. Enseignement et apprentissage dont l’outil de référence est la technologie (classe inversée, enseignement hybride, ludification, apprentissage mobile et autres) ;
  2. Education Ouverte : théorie et pratique ;
  3. E-Learning et Education à Distance ;
  4. Inclusion Numérique et Pratiques de Lettrisme ;
  5. Art, Littérature et Communication en Environnements Numériques ;
  6. Hypertexte, Genres et autres Ressources Numériques Educatives (objets d’apprentissage, réseaux sociaux, blog, forum etc.) ;
  7. Technologies de la prochaine génération pour la construction du savoir : analyse des tendances et innovation ;
  8. Enseignement des langues basé sur les technologies ;
  9. Thinking outside the box : enseignement, formation et nouvelles technologies ;
  10. Langage de programme, Webdesign et Usabilité de technologies appliquées à l’éducation.