Premio Hipertexto 2015

 

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e tudo mais que a sua criatividade e talento produzirem!

Saiu o resultado do Prêmio!

Conheça agora os melhores trabalhos da 3a. edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais.

Depois de uma acirrada disputa e um difícil processo de escolha, a Comissão Julgadora anunciou o resultado da avaliação. Fizeram parte da Comissão Julgadora os seguintes profissionais:

Prof. Dra. Virgínia Leal – UFPE (Curadora do Prêmio)

Prof. Dr. Leonardo Castillo – UFPE (Avaliador Interno)

Prof. Dr. Leonardo Falcão – Unicap (Avaliador Externo)

E os primeiros três lugares foram para:

1o. lugar – Jovem detetive – Autores: Gabriel Araújo, Breno Gomes, Julianne Holanda e Hiago Rabelo. Fortaleza – CE.

2o. lugar – Fazgame – O game para criar games educacioanais – Autores: Carla Zeltzer e Antonio Ramos. Rio de Janeiro – RJ.

3o lugar – Geografia Visual – Autor: Adriano Rangel Liziero. Santos – SP.

Esses trabalhos receberão prêmio em dinheiro e o primeiríssimo colocado ganhará hospedagem completa em apartamento duplo no Recife Praia Hotel para participar do evento.

Os demais sete trabalhos abaixo foram bem avaliados pela Comissão Julgadora e também terão lugares garantidos no Espaço Artes Digitais e Aplicativos Educacionais que será montado no evento para visitação pública.

A ordem dos trabalhos a seguir foi a de inscrição, pois todos receberão o certificado de menção honrosa.

Agradeço à Comissão Julgadora e a todos os autores que inscreveram suas produções criativas e inovadoras objetivando a melhoria da aprendizagem nesta 3a. edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais.

Virgínia Leal – Curadora do Prêmio

1. Regulamento2. Formulário3. Edições Anteriores

Sobre o Prêmio

 

O Prêmio Hipertexto busca destacar as boas iniciativas do uso de tecnologias para a aprendizagem. Trata-se de um estímulo ao constante desenvolvimento do uso das tecnologias educacionais. São duas as suas categorias de inscrição: a) Aplicativo Educacional e b) Arte Digital Educativa.

15 de abril Divulgação do Prêmio Hipertexto e de seu regulamento nos canais do 6º Simpósio Hipertexto.
15 de abril Abertura das inscrições.
15 de setembro Encerramento das inscrições.
31 de outubro Apresentação do resultado com a seleção dos 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados para exposição no Prêmio Hipertexto.
8 de dezembro Entrega dos prêmios aos primeiros lugares durante o encerramento do 6º Simpósio Hipertexto.

 
I – Da descrição e dos limites

O Prêmio Hipertexto 2015: artes digitais e aplicativos educacionais será outorgado ao trabalho mais bem avaliado dentre os trabalhos inscritos em suas duas categorias: a) Aplicativo Educacional e b) Arte Digital Educativa. Podem participar deste concurso cidadãos brasileiros ou estrangeiros que possam comprovadamente comparecer ao 6º Simpósio Hipertexto. Os trabalhos submetidos ao Prêmio Hipertexto devem ser originais e produzidos em português.

II – Das inscrições

  1. As inscrições para o Prêmio Hipertexto serão iniciadas no dia 15 de abril de 2015 e encerradas no dia 31 de julho de 2015.
  2. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo formulário disponibilizado no site do 6º Simpósio Hipertexto.
  3. Não serão considerados inscritos os formulários que não apresentarem os links em que os trabalhos poderão ser visualizados pela Comissão Avaliadora.
  4. Para cada trabalho, com pagamento comprovado, inscrito no Prêmio Hipertexto será oferecido um kit de participação para o 6º Simpósio Hipertexto.
  5. O concorrente poderá se inscrever com até 2 (dois) trabalhos, em qualquer das categorias (na mesma categoria ou em categorias diferentes), desde que realize o pagamento e comprove separadamente o valor de inscrição para cada um dos trabalhos, indicando claramente a autoria e, quando houver, a coautoria de cada um deles.
  6. As inscrições serão contabilizadas por trabalho e não por quantidade de autores.
  7. O valor da inscrição para cada trabalho é de R$ 100,00 (cem reais) e será utilizado para a montagem da estrutura da exposição no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais.
  8. O pagamento deve ser realizado através do botão (link para pagamento) localizado no formulário de inscrição. O botão leva ao sistema de pagamento.
  9. Depois de concluído o processo de pagamento, será enviado para o e-mail cadastrado pelo inscrito o recibo referente à efetivação da inscrição.

III – Do anúncio dos finalistas

  1. No dia 30 de outubro, serão anunciados nos canais de comunicação do evento e por e-mail os 10 (dez) trabalhos finalistas classificados para a exposição durante os dias 07 e 08 de dezembro de 2015 no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais.

IV – Da exposição dos 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados

  1. Os 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados deverão ser expostos no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais durante a realização do 6º Simpósio.
  2. O Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais é a estrutura montada nas dependências do 6º Simpósio Hipertexto para a exposição dos 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados no certame. A organização do evento garantirá a infraestrutura básica para a exposição: mesas, cadeiras, energia elétrica e iluminação. São de responsabilidade exclusiva dos autores os demais equipamentos empregados na exposição dos trabalhos, bem com o transporte e a guarda dos mesmos.
  3. Os autores dos 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados deverão confirmar suas presenças à exposição no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais até o dia 15 de novembro de 2015, por e-mail endereçado à curadoria: simposiohipertexto@gmail.com.

V – Dos critérios de avaliação

  1. Os trabalhos inscritos na categoria Aplicativo Educacional serão analisados, pela Comissão Avaliadora, de acordo com os seguintes critérios:

Critério Peso 
1. Enquadramento no tema geral do 6º Simpósio ou em um dos seus subtemas (link), observando seu grau de inovação caracterizado por sua originalidade na abordagem de temas relacionados à Educação. 2,5
2. Aplicação com solução direta para um problema educacional existente em uma ou mais disciplinas pertencentes ao currículo do ensino fundamental, tais como: português, redação, literatura, língua estrangeira, história, filosofia, geografia, biologia, química, física, matemática, artes e educação física. 2,5
3. Usabilidade revelada em: interface amistosa, clara, otimizada e interativa. 2
4. Abrangência e flexibilidade do aplicativo evidenciadas na possibilidade de integração com outras disciplinas e temas. 1
5. Correção de forma (linguística) e de conteúdo (fontes de referência seguras). 1
6. Viabilidade técnica para produção em larga escala e acesso dos usuários diretos: professor e aluno. 1

  1. Os trabalhos inscritos na categoria Arte Digital Educativa serão avaliados, pela Comissão Avaliadora, de acordo com os seguintes critérios:

Critério Peso 
1. Enquadramento no tema geral do 6º Simpósio ou em um dos seus subtemas (link), observando seu grau de inovação caracterizado por sua originalidade na abordagem de temas relacionados à Educação. 2,5
2. Aplicação com solução direta para um problema educacional existente em uma ou mais disciplinas pertencentes ao currículo do ensino fundamental, tais como: português, redação, literatura, língua estrangeira, história, filosofia, geografia, biologia, química, física, matemática, artes e educação física. 2,5
3. Criatividade e estética na edição da obra (a partir de elementos como: poeticidade, sonoridade, jogo de imagens, ritmo e demais recursos intrínsecos à criação artístico-plástico-literária). 2
4. Abrangência e remissão a temas e questões da contemporaneidade com possibilidade de despertar a reflexão pedagógica ainda que implicitamente 1
5. Correção formal e coerência operacional do planejamento visual/gráfico/sonoro que revele a integração entre as linguagens que o compõem 1
6. Navegabilidade e/ou legibilidade das informações e conceitos trabalhados na obra 1

VI – Da composição da Comissão Avaliadora

O Prêmio Hipertexto terá uma Comissão Avaliadora composta por membros especializados convidados especialmente para o certame.

VII – Da premiação

  1. Os autores dos 10 (dez) trabalhos mais bem avaliados terão direito a expor gratuitamente seus trabalhos no Espaço Artes Digitais e Tecnologias Educacionais durante os dias 07 e 08 de dezembro de 2015 das 8h às 18h.
  2. Os 10 (dez) trabalhos mais bem classificados receberão, presencialmente e por meio de 01 (um) de seus autores, durante o credenciamento para o 6º Simpósio Hipertexto, o kit de participação para o 6º Simpósio Hipertexto, com os materiais do evento e credencial para livre acesso a todas as atividades acadêmicas do 6º Simpósio.
  3. Os 10 (dez) trabalhos mais bem classificados receberão, presencialmente e por meio de seus autores, durante a cerimônia de encerramento do 6º Simpósio Hipertexto, menção honrosa pela classificação no Prêmio Hipertexto.
  4. O trabalho mais bem avaliado (1º lugar) dentre os 10 finalistas, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$1.000,00 (mil reais), além de hospedagem para um autor nos dias 07 e 08 de dezembro, que correspondem ao período de atividades do 6º Simpósio Hipertexto.
  5. O trabalho classificado em 2º lugar, dentre os 10 finalistas, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), além de hospedagem para um autor nos dias 07 e 08 de dezembro, que correspondem ao período de atividades do 6º Simpósio Hipertexto.
  6. O trabalho classificado em 3º lugar, dentre os 10 finalistas, receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), além de hospedagem para um autor nos dias 07 e 08 de dezembro, que correspondem ao período de atividades do 6º Simpósio Hipertexto.

VIII – Das disposições gerais

  1. A inscrição, independente de qualquer outro documento, significa plena aceitação do candidato quanto aos termos e normas deste Regulamento.
    2. Os concorrentes ao Prêmio Hipertexto assumem total responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoria dos trabalhos submetidos e enviados para disputa no certame, não respondendo a Comissão do 6º Simpósio, a Comissão Organizadora, a Curadoria do Prêmio e a Comissão Avaliadora por queixas de terceiros, a qualquer título e tempo.
  2. As decisões da Comissão Avaliadora serão irrevogáveis e irrecorríveis, nos limites da atuação do Prêmio Hipertexto.
  3. Os casos não previstos neste Regulamento serão resolvidos pelos coordenadores do 6º Simpósio Hipertexto.

Antônio Carlos Xavier
Coordenação do 6º Simpósio Hipertexto

Virgínia Leal
Curadoria do Prêmio

Formulário de Inscrição


DADOS GERAIS

Nome do proponente:
Informe o nome da pessoa responsável pela submissão do projeto. Demais autores deverão ser informados no Memorial Descritivo.

E-mail do proponente:
(pessoa responsável pela apresentação do projeto no evento)

Telefone para contato:

Cidade

Estado

Sexo:

Como soube do prêmio:


DESCRIÇÃO DO PROJETO

Categoria:

Título do Projeto:

Equipe envolvida: (informar nome e instituição de cada membro)

Resumo do projeto (Até: 2000 caracteres. No resumo devem ser informados o problema abordado, objetivo geral, objetivos específicos, metodologia e resultados esperados ou obtidos)

Segmentos de Atuação:
 Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio EJA Ensino Técnico/Profissional Ensino Superior

Que público-alvo o projeto pretende atingir e quais as ações planejadas para esse público?:

Link para acesso ao projeto: (informe uma URL válida para visualização do projeto)

Botão de Submissão



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