5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação


Após a exposição dos projetos selecionados na 2ª edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais, convidamos a todos os nossos congressistas e seguidores para conhecer os projetos em sua versão online. Parabenizamos mais uma vez os autores e deixamos o convite para uma nova participação no 5º Simpósio Hipertexto que acontecerá em 2013, na UFPE.

Premiação (por categoria)

Categoria Arte Digital: Frankie for Kids – Fernando Tadashi Tangi (São Paulo/SP) [+link]

Categoria Aplicativo Educacional: Xmile Learning – Juliana da Silva Uggioni, Maria Isabel Leite, Nicolas Peluffo, Roberto Kaplan, Rafael Albalustro e André Martins Piacentin. (Rio de Janeiro/RJ) [+link]

Ranking Geral

1º lugar – Xmile Learning – plataforma multimídia – Juliana da Silva Uggioni (Rio de Janeiro/RJ)

2º lugar – Frankie for Kids – Fernando Tadashi Tangi (São Paulo/SP)

3º lugar – Sala - Leila Ribeiro e Washington Ribeiro (Brasília/DF)

4º lugar – Mapa Interativo - Yasmin de Freitas Nogueira (Cachoeira/BA)

5º lugar – História do Brasil - Elton Vinícius Silva (Serra/ES)

6º lugar – Pontes: Ferramenta On-line para aprendizagem colaborativa - Isabella Barbosa Silva (Brasília/DF)

7º lugar – Sticker Book: Under the Sea - Manoela Milena Oliveira da Silva (Recife/PE)

8º lugar – Aprendizagem com Mobilidade - Débora Nice Ferrari Barbosa (Novo Hamburgo/RS)

9º lugar – QuickLesson - Everton Asmé (Curitiba/PR)

10º lugar – Lactorun - Kátia Aparecida da Silva Aquino (Recife/PE)


Avaliadores


Avaliadores do Prêmio Hipertexto2013

 

AUGUSTO NORONHA
Sócio-diretor da Pipa Comunicação é Cientista Social formado pela UFRPE. Trabalha com coordenação de projetos há 11 anos, sendo 7 destes dedicados ao desenvolvimento de projetos específicos nas áreas de comunicação e design aplicados à educação. Tem experiência em consultoria, gestão e análise de projetos, atendimento ao cliente, revisão e produção. Também é videomaker e está concluindo sua segunda graduação, desta vez em Administração de Empresas na UFPE.

BENEDITO BEZERRA
Doutor em Letras (Linguística) pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), atualmente é Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns, onde exerce a função de Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS/UPE e lidera o Grupo de Pesquisa DISCENS – Práticas Discursivas, Interação Social e Ensino. É também pesquisador dos grupos NIG (UFPE) e PROTEXTO (UFC). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Textual e Análise de Gêneros. Desenvolve pesquisas principalmente em análise de gêneros digitais, gêneros acadêmicos e letramentos acadêmicos.

CARMI FERRAZ SANTOS
Possui graduação em História e Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência nas áreas de Educação e Linguística, com ênfase em Formação de professor e Linguística Aplicada, atuando principalmente nos temas: escrita, ensino, professores, leitura e representação social.

CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JÚNIOR
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado (2005) e doutorado (2009) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP; atuando também como colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguistica da UFSCAR, na linha de pesquisa “Ensino e aprendizagem de língua”. Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino Aprendizagem de Língua Materna, atuando principalmente nos seguintes temas: livro didático, letramento escolar, ensino da leitura e da escritura, conhecimentos linguisticos e gêneros do discurso. Tem experiências com formação continuada de professores de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II e Médio.

FLÁVIA MENDES DE ANDRADE E PERES
É Doutora em Psicologia Cognitiva (UFPE, 2007) e Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na Área de Psicologia do Departamento de Educação. Tem experiência em tecnologias da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de produção de sentidos em ambientes informatizados, videografia e análise interacional, processos de aprendizagem através de multimídias educativas e outros sistemas de informação; redes sociais e internet; educação a distância. Também é consultora em educação e metodologias de uso – do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), uma organização sem fins lucrativos associada ao Centro de Informática da UFPE. Coordenadora do projeto DEMULTS – desenvolvimento educacional de Multimídias Sustentáveis.

KARLA VIDAL
Curadora do Prêmio, é sócia-diretora da Pipa Comunicação é formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFPE em 2005. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design Gráfico e Educação com ênfase em consultoria e desenvolvimento de projetos. Atua no mercado há mais de 10 anos produzindo conteúdo e participando ativamente na criação e editoração de materiais didáticos como livros, revistas, vídeos, websites e outras mídias. Já ocupou cargos em agências de comunicação e instituições de ensino nas funções de criação, design multimídia, marketing digital, assessoria de imprensa, vídeo e fotografia.

MARIA DO CARMO DE SIQUEIRA NINO
Professora do Programa de Pós-graduação de Lingüística, Letras e Artes (PPGL) da UFPE onde ministra as disciplinas de Textualidade Literária e Artística: a Intersemiose e Leitura de Imagens, desde 1999. Professora desde setembro 2005, do Programa de Pós-graduação de Comunicação – PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco, onde atualmente ministra a disciplina Fotografia e Arte. Curadoria de Jeims Duarte (Bionegra) e Martha Araujo (Capsulares Eclipsados) na Galeria de Arte Plural entre 08/08 e 02/09/2012. Curadoria da exposição do “47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco” no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) (07 a 30/12/2011)

MARIA DO ROSÁRIO FERRAZ SAILLER
Professora Doutora de Língua estrangeira e Didática (francês) do Departamento de Letras da UFPE. Mestre e Doutora pela Universidade francesa de Franche-Comté com especialidade no Tratamento Automático da Linguagem – TAL e em linguística aplicada com foco na utilização didática das imagens funcionais digitais na prática pedagógica.

MARLON DE CAMPOS MATEUS
É Coordenador de Tecnologia e Difusão Educacional da Prefeitura de Curitiba. Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino. Integrou a Equipe da Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), e atuou também como professor de séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, séries do Ensino Médio e Educação Especial no Estado do Paraná. É pesquisador em Tecnologias Educacionais, possui formação em Letras – Português / Inglês e respectivas Literaturas e Especialização em Educação Especial.

PAULO ALEXANDRE DA SILVA FILHO
Licenciado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) é especialista em Ensino da História e Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui dez anos de experiência e atuação como professor em redes públicas e privadas, além de atuar como ministrante de módulos/cursos de formação continuada em tecnologia da educação do Centro de Educação(CE) da UFPE. Também trabalha com manutenção e edição de blogs, sites didáticos, projetos em redes sociais e desenvolvimento de material visual didático. Integra o grupo de editores da página História Ilustrada (https://www.facebook.com/HistoriaIlustrada).

ROGER TAVARES
Possui graduação em Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), mestrado em Educação Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Arte e Comunicação, com ênfase em Design e Arte Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: videogame, software, computação gráfica, multimídia e educação.

TALITA MORETTO
Mestranda em Educação – TICs e Educação, pela Universidade de Lisboa (Portugal); pós-graduada em Tecnologias na Aprendizagem (Senac de São Paulo – 2011); graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, 2006); coordenadora de Programa Jornal e Educação desde 2008; professora de Mídias Digitais; escreve como colunista sobre mídia-educação para o portal NET Educação e Adital Jovem – América Latina e Caribe; é autora do blog Sala Aberta (salaaberta.com) sobre o uso de mídia na educação; palestrante e ministrante de workshops de mídia e novas tecnologias na educação.

UBIRAJARA DE LUCENA
Designer com especialização em ergonomia da Interação Humano-Computador. Design centrado no usuário é sua área de estudo e, ao longo dos últimos 12 anos, ele já participou de diversos projetos envolvendo experiência do usuário de design de interfaces para diversas empresas do Brasil e do exterior. Atualmente Ubirajara reside na França e atua como consultor para Pesquisa e Desenvolvimento de artefatos de comunicação multimídia, com ênfase em comunicação não-verbal, percepção e atenção das modalidades visual, auditiva e tátil.


Imagens

Prêmio #Hipertexto2013
Prêmio #Hipertexto2013
Prêmio #Hipertexto2013
Entrega das certificações da 2ª edição do Prêmio Hipertexto.

Realização Apoio
Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE) Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte/UFPE) PPGL/UFPE Pós Graduação CIN/UFPE Apoiadores do Simpósio Hipertexto 2013 EDUFPE Departamento de Letras UFPE FACEPE CAPES  Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco PROPESQ/UFPE Abehte REDU PROEXT/UFPE Porto Digital Pipa Comunicação Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação UFPE

2013 © Simpósio Hipertexto. Desenvolvimento: Pipa Comunicação