4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação


Após a exposição dos projetos selecionados na 1ª edição do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais, convidamos a todos os nossos congressistas e seguidores para conhecer os projetos em sua versão online. Parabenizamos mais uma vez os autores e deixamos o convite para uma nova participação no 5º Simpósio Hipertexto que acontecerá em 2013, na UFPE.

Premiação (por categoria)

Categoria Arte Digital: Lendas Estrangeiras: Além do Saci e do Curupira – Viviane de Almeida Ferreira (São Bernardo do Campo/SP) [+link]

Categoria Aplicativo Educacional: Turma do Som – Giordano Cabral (Recife/PE) [+link]

Ranking Geral

1º lugar – Lendas Estrangeiras: Além do Saci e do Curupira – Viviane de Almeida Ferreira (São Bernardo do Campo/SP) [+link]

2º lugar – Turma do Som – Giordano Cabral (Recife/PE) [+link]

3º lugar – Alfabetizar na perspectiva do letramento – Patricia Gallo (Parnamirim/RN) [+link]

4º lugar – O Bairro Surrealista – Viviane de Almeida Ferreira (São Bernardo do Campo/SP)  [+link]

5º lugar – Geométricos – Albérico Henrique dos Santos (Ipojuca/PE) [+link]

6º lugar – Me perdi e me achei no Brasil – José Aires de Castro Filho (Fortaleza/CE) [+link]

7º lugar – Sistema Diálogos – André Luis M. da Silveira (Porto Alegre/RS) [+link para pc] [+link para android]

8º lugar – Uma Rede no AR – Os fios invisíveis da opressão em Avalovara, de Osman Lins – André Luis M. da Silveira (Porto Alegre/RS) [+link]

9º lugar – Mini Aprendiz – Mikail Addamis de Araújo (Caruaru/PE) [+link]

10º lugar – Celeste Inválido Silício – versão em Realidade Aumentada – Norbert Heinz (Guarapuava /PR) [+link]


Avaliadores


ANA BEATRIZ GOMES CARVALHO Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Professora (Adjunto) da Universidade Federal de Pernambuco, lotada no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC). Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação a distância, redes sociais, hipertexto, inclusão digital, aprendizagem em rede e o uso de tecnologias na formação de professores.

AUGUSTO NORONHA Sócio-diretor da Pipa Comunicação é Cientista Social formado pela UFRPE. Trabalha com coordenação de projetos há 11 anos, sendo 7 destes dedicados ao desenvolvimento de projetos específicos nas áreas de comunicação e design aplicados à educação. Tem experiência em consultoria, gestão e análise de projetos, atendimento ao cliente, revisão e produção. Também é videomaker e está concluindo sua segunda graduação em que optou pelo curso de Administração de Empresas na UFPE.

CAMILA LIMA SANTANA E SANTANA Pedagoga pela UNEB. Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Doutoranda em Educação pela UFBA. Integrante do GEC – Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologia FACED/UFBA. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Coordenadora Especial de Gestão da Educação a Distância do IF Baiano. Coordenadora Geral e-Tec do IF Baiano. Pesquisadora da área de Educação e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, com ênfase em Redes Sociais Digitais, Cultura Digital e Práticas Pedagógicas.

FABIANA MARANHÃO Jornalista formada em 2006 pela Universidade Federal de Pernambuco. Pós-graduada em Jornalismo Digital pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e pós-graduanda em História e Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Atualmente trabalha como redatora e editora no portal de notícias UOL (www.uol.com.br), em São Paulo.

KARLA VIDAL Sócia-diretora da Pipa Comunicação é formada em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFPE em 2005. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Design Gráfico e Educação com ênfase em consultoria e desenvolvimento de projetos. Atua no mercado há mais de 10 anos produzindo conteúdo e participando ativamente na criação e editoração de materiais didáticos como livros, revistas, vídeos, websites e outras mídias. Já ocupou cargos em agências de comunicação e instituições de ensino nas funções de criação gráfica, multimídia, webdesign e produção de texto. Fotógrafa também produz vídeo e fotografia. Nos últimos anos tem desenvolvido interesse especial pelos estudos de língua francesa.

MARCELO DINIZ DE SOUZA LEITE Marcelo Diniz é Engenheiro de software, possui mais de 8 anos de experiência na área de análise e desenvolvimento sistemas e software. Graduado no curso de Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco e especialista em engenharia de software pela Universidade de Pernambuco. Possui diversas certificações Microsoft no desenvolvimento de aplicações Windows e Web. Por 2 anos foi MSP (Microsoft Student Partner) onde realizou diversas palestras sobre as tecnologias Microsoft. Possui experiência como instrutor em desenvolvimento nas tecnologias Microsoft em diversas empresas privadas.

MARIA DO CARMO DE SIQUEIRA NINO Professora do Programa de Pós-graduação de Lingüística, Letras e Artes (PPGL) da UFPE onde ministra as disciplinas de Textualidade Literária e Artística: a Intersemiose e Leitura de Imagens, desde 1999. Professora desde setembro 2005, do Programa de Pós-graduação de Comunicação – PPGCOM da Universidade Federal de Pernambuco, onde atualmente ministra a disciplina Fotografia e Arte. Curadoria de Jeims Duarte (Bionegra) e Martha Araujo (Capsulares Eclipsados) na Galeria de Arte Plural entre 08/08 e 02/09/2012. Curadoria da exposição do “47º Salão de Artes Plásticas de Pernambuco” no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) (07 a 30/12/2011)

PAULO GILENO CYSNEIROS Bacharel e Licenciado em Psicologia, Universidade Católica de Pernambuco, 1968. Mestre em Psicologia Educacional (M.A.), Michigan State University (USA), 1972. – Doutor em Psicologia Educacional (Ph.D.), Syracuse University, New York, 1979. Pesquisador Associado do Projeto Liber, do Departamento de Ciência da Informação da UFPE.

RAQUEL MATSUSHITA É diretora do escritório Entrelinha Design, desde 2001. É autora do livro “Fundamentos gráficos para um design consciente” (Musa Editora, 352 p., 2011).Raquel graduou-se em publicidade e propaganda pela Universidade Metodista de São Paulo, especializando-se em Design gráfico, Cor e Tipografia na School of Visual Arts, de Nova York, onde também foi colaboradora do escritório de design Linda Kosarin Studio. Trabalhou como editora de arte da Abril Jovem e da revista Galileu (Editora Globo).

UBIRAJARA DE LUCENA Designer com especialização em ergonomia da Interação Humano-Computador. Design centrado no usuário é sua área de estudo e, ao longo dos últimos 12 anos, ele já participou de diversos projetos envolvendo experiência do usuário de design de interfaces para diversas empresas do Brasil e do exterior. Atualmente Ubirajara reside na França e atua como consultor para Pesquisa e Desenvolvimento de artefatos de comunicação multimídia, com ênfase em comunicação não-verbal, percepção e atenção das modalidades visual, auditiva e tátil.


Imagens


Realização  
Pós Graduação CIN/UFPE PPGL/UFPE Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional (Nehte/UFPE) Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional (CCTE/UFPE)

Apoio  
Editora Vozes Parábola Editorial Abehte HEBRON Rêspel Editora REDU EDUFPE LETRAS/UFPE FACEPE CAPES PROPESQ/UFPE UFPE Pipa Comunicação
2012 © Simpósio Hipertexto. Desenvolvimento: Pipa Comunicação