1. Atividades2. Temas3. Programação Provisória4. Caderno de Programação

Sobre as atividades

A cada nova edição o Simpósio Hipertexto convida um grupo de palestrantes nacionais e internacionais para ministrar suas conferências e mesas-redondas. A chamada aberta para inscrição de trabalhos recebe pesquisas a serem apresentadas nas sessões de comunicação e de pôsteres digitais. Nessas sessões são recebidos trabalhos acadêmicos e relatos de experiência de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres, mestrandos, especialistas, professores do ensino fundamental e médio, estudantes de iniciação científica e demais profissionais interessados pelos temas em discussão. A seleção dos trabalhos é feita mediante avaliação de resumo pela organização do evento. As inscrições no evento garantem ao congressista a livre participação nas conferências, mesas-redondas, sessões de comunicação e apresentação de pôsteres. Também é possível escolher modalidades de inscrição específicas que garantem a apresentação e certificação de trabalhos, além da participação e certificação nas oficinas ofertadas.

Conferências

Propostas pela organização do evento.

Mesas-redondas

Compostas por docentes de instituições de ensino superior, convidados pela organização do evento.

Oficinas

Serão oferecidas oficinas temáticas, propostas pela organização do evento. Em breve mais informações.

Sessões de comunicação coordenada

Compostas por 3 ou 4 pesquisas organizadas por um coordenador (professor orientador). O coordenador da sessão deve ser docente doutor. As sessões de comunicação coordenada são propostas e organizadas pelos expositores, em torno de uma temática comum. Categoria exclusiva para doutores/doutorandos, mestres/mestrandos, pós-graduados/pós-graduandos. Os graduandos não participam das comunicações coordenadas. Admitem-se até 4 autores por trabalho.

Sessões de comunicação individual

Doutores/doutorandos, mestres/mestrandos, pós-graduados/pós-graduandos e profissionais de educação e áreas afins. As sessões de comunicação individual devem apresentar resultados de pesquisas já desenvolvidas ou pesquisas em andamento, ou ainda a socialização de experiências científicas sobre o uso de tecnologias na educação. Os graduandos não participam das comunicações individuais, exceto quando coautores de trabalhos apresentados por pesquisadores de maior graduação. Admitem-se até 2 autores por trabalho.

Apresentação de Pôsteres Digitais

Categoria exclusiva para estudantes de graduação. Serão aceitos para esta modalidade relatos de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como relatos de experiências educacionais. Admitem-se até 2 autores graduandos por trabalho, além do orientador.

Troféu Luiz Antônio Marcuschi

Premiação das apresentações de pôsteres digitais mais bem avaliadas, cujo nome foi atribuído em homenagem ao professor emérito-titular do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, pesquisador internacionalmente reconhecido e grande incentivador da pesquisa na graduação e pós-graduação brasileira.

 

O Simpósio Hipertexto abre chamada de inscrições para apresentação de trabalhos nas seguintes áreas de pesquisa: linguagem, tecnologia e aprendizagem.  Elencamos a seguir os eixos temáticos que poderão ser abordados como discussão teórico-conceitual ou relato de experiência:

  1. Ensino e Aprendizagem Mediados por Metodologias Ativas: Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Mesclada/Híbrida, Jogos Educacionais, Aprendizagem Móvel e afins;
  2. Educação Aberta: teoria e prática;
  3. E-Learning e Educação a Distância;
  4. Ensino de Línguas com Tecnologia e usos Pedagógicos de Redes Sociais, Blogs e afins;
  5. Aplicativos Educacionais e Objetos Digitais de Aprendizagem;
  6. Leitura e escrita em Hipertextos e Gêneros Digitais;
  7. Projetos de Inclusão Digital e Práticas de (Multi)Letramentos;
  8. Think Outside The Box:Inovação na Formação Docente com Tecnologias
  9. Linguagem de Programação, Webdesign e Usabilidade Aplicadas à Educação;
  10. Arte, Literatura, Comunicação e Propaganda em Ambiente Digital.

 

 

Dias 06 e 07 dez 2017

Horário Atividade
7 às 17h Acolhida (Credenciamento + entrega de materiais)
8 às 9h30 Oficinas
9h30 às 10h30 Conferência
12h30 às 13h30 Almoço
13h30 às 15h30 Sessões de Comunicação
15h30 às 17h Mesas-redondas e Pôsteres
17h Conferência

O Caderno de Programação Geral será publicado semanas antes do evento após o encerramento das inscrições e alocação dos trabalhos nas salas e horários de apresentação.