O aspecto financeiro é muito relevante para a sua própria organização pessoal, além de interferir diretamente com outras áreas da sua vida. Para muitas pessoas, ter um controle de suas finanças ainda é um grande desafio, por isso vamos ajudar você com algumas dicas de gerenciamento e administração simplificadas para a sua vida financeira.
Quer mudar o seu planejamento de gastos e começar a investir em seus próprios projetos? Então leia o texto a seguir e veja 10 dicas para organizar a sua vida financeira:
1. Pesquise sobre educação financeira
Você sabia que existem cursos, inclusive na modalidade de ensino a distância, sobre educação financeira? Este pode ser um ponto inicial interessante para você, então comece estudando um pouco a área.
2. Saiba utilizar seu dinheiro extra
Durante o ano, o trabalhador brasileiro irá receber duas parcelas referentes ao décimo terceiro salário. Também há uma grande expectativa sobre o reajuste do salário mínimo 2024, então saiba direcionar os valores extras.
3. Pense no dinheiro para o futuro
Instalar novas maneiras de administrar o seu dinheiro exige paciência, pois trata-se de um processo lento. Então comece a pensar no seu rendimento a longo prazo e aplique pequenos mudanças, que em breve darão um bom resultado!
4. Invista a longo prazo
Como mencionado, todo o processo de educação financeira irá exigir um pouco de paciência e isto estará relacionado também ao próprio investimento. Quando estiver mais familiarizado com á área da economia, buque por opções de investimento a longo prazo.
5. Evite o cartão de crédito
O cartão de crédito é o verdadeiro inimigo de quem quer poupar dinheiro, pois estará sempre comprometendo uma porcentagem do seu dinheiro todo o mês.
6. Leve tudo para o lápis
Essa é uma das dicas mais simples, entretanto, difícil de ser praticada com a correira e as diversas atividades do dia a dia. O ideal. é que você tenha sempre um caderno ou um celular a mão para anotar todos os seus gastos.
7. Estabeleça prioridades de gastos
Diferente do que muitos pensam, educação financeira não tem a ver com não gastar dinheiro, mas sim com saber gastar o seu dinheiro. Por isso, estabeleça prioridades mensais que precisam ser cumpridas.
8. Pesquise antes de comprar
Nós somos diariamente induzidos a comprar por impulso, então a dica é que você pesquise e pense bastante antes de fazer uma compra considerável.
9. Utilize cupons
Você sabia que existem aplicativos que disponibilizam diversos tipos de cupons de desconto? Você pode utilizar para a compra de serviços assim como para o desconto no restaurante.
10. Compre a atacado
Esta dica é interessante, principalmente para quem faz grandes compras mensais. O valor do atacado é muito mais em conta e pode dispensar as idas constantes ao mercado.